AInovacril, no âmbito da sua política de responsabilidade social, orgulha-se de se ter associado como parceiro ao Projeto NGS (Next Generation Sobral), uma forma de ensino inovadora, desenvolvida na Escola de Pero Negro.
Trata-se de um projeto de matemática alicerçado no pensamento computacional, que visa impulsionar as transições energética e digital, agregando a robótica, a energia, a programação e o empreendedorismo, de forma a desenvolver o perfil do aluno de acordo com as competências necessárias para o século XXI.
Este projeto da responsabilidade e iniciativa de Rui Ferreira e José Pina, professores da Escola Básica de Pero Negro, pertencentente ao Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, do Sobral de Monte Agraço
é destinado a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, e desenvolve-se numa escola nova e moderna, dotada de mecanismos digitais de controlo da rentabilização energética.
O projeto NGS, prevê várias atividades ao longo do ano letivo, incluindo visitas de estudo, e ao longo do segundo e terceiros períodos, espera-se que os alunos já possam construir alguns robôs movidos a energia solar, montagem e programação de drones para recolha de imagens, carros movidos a energia fotovoltaica e casas iluminadas por energia eólica. Por ser um projeto direcionado para o futuro e de grande visão estratégica, a Inovacril não podia deixar de estar associada.